Confira, abaixo, as principais dúvidas que recebemos em consultório por meio de um conteúdo esclarecedor.
Endodontia é uma especialidade que possui o objetivo de diagnosticar, tratar, prevenir e controlar possíveis infecções graves na parte interna do dente (a polpa, raiz e os tecidos periapicais que envolvem a raiz) ou evitar a perda total do dente afetado.
A intervenção de um endodontista é indicada em várias situações, incluindo estas:
- Cáries profundas;
- Dentes quebrados ou trincados;
- Sensibilidade intensa, especialmente quando os dentes entram em contato com alimentos ou bebidas frias e quentes;
- Traumas com indicação de tratamento protético.
Caso tenha algum destes sintomas, não adie a visita a um especialista, o tratamento é essencial para você voltar a ter mais qualidade de vida e ter uma excelente reabilitação oral.
Esta é uma dúvida bem comum aqui no consultório e a resposta é não. Os dois servem para rejuvenescer e realçar sua beleza, mas são procedimentos diferentes:
Botox: com a aplicação da toxina botulínica, ele trata rugas e linhas de expressão;
Preenchimento: com a aplicação de ácido hialurônico, a pele fica hidratada, com mais volume, e os seus traços e lábios podem ser definidos.
Sorriso bonito, é um sorriso bem cuidado!
Para manter a sua saúde bucal em dia e ficar livre de cáries, dores nos dentes e problemas mais graves, basta incluir estes cuidados simples e essenciais na rotina:
- Higienize corretamente a boca, escovando os dentes após as refeições e usando o fio dental;
- Opte por creme dental com flúor, ele protege os dentes contra bactérias;
- Troque de escova a cada 3 meses e após resfriados;
- Adote uma alimentação balanceada e controle o excesso de doces e alimentos pegajosos, incluindo o pão;
- Visite seu dentista regularmente para garantir que está tudo bem e realizar limpezas profissionais.⠀⠀
Assim como qualquer outra cirurgia, o pós-operatório do tratamento de canal também exige cuidados especiais. Confira alguns deles:
- Evite alimentos muito rígidos, seu dente está sensível e precisa de algum tempo para se firmar novamente;
- Nas primeiras horas, a anestesia pode atrapalhar a mastigação, então é necessário ser cuidadoso para não morder a bochecha ou língua;
- A higiene bucal deve ser realizada com frequência, usando fio dental, enxaguante bucal e escova de dentes com cerdas macias;
- Utilize a medicação indicada pelo seu endodontista;
- Retorne ao dentista para acompanhar sua recuperação.
Você perdeu um dente e agora tem um espaço sobrando no seu sorriso, o que fazer?
Antes de conversarmos sobre os tratamentos, vale lembrar que cada caso é único e somente um especialista vai conseguir avaliar qual a melhor técnica, ok? Com isso em mente, existem duas principais opções para este caso, a colocação de implante ou o uso de aparelho ortodôntico:
- Implante dentário: por meio de uma cirurgia, colocamos um pino no maxilar para receber a prótese, que passa a ser seu novo dente. O implante é muito indicado quando houver a perda de um ou mais dentes;
- Tratamento ortodôntico: o aparelho realiza a movimentação dos dentes e ossos maxilares, deixando o sorriso alinhado. Apesar de levar mais tempo, é uma alternativa para quem não quer passar pela cirurgia e deseja melhorar a estética do sorriso, mas também pode ser aplicado antes do implante ser colocado, principalmente para abrir espaço entre os dentes.
© Michele Moura, todos os direitos reservados - Desenvolvido pela Hellomark